Audiometria Adulto e Infantil
Método utilizado para estudar a capacidade e acuidade auditivas perante diferentes freqüências sonoras.
Há, basicamente, dois tipos de audiometria : a Audiometria tonal que avalia as respostas do paciente a tons puros, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do paciente. A Audiometria vocal avalia a capacidade de compreensão fala. Procedimento simples, de rápida execução realizado em uma cabina acústica. Quando detectada alguma anormalidade é possível medir com a audiometria o tipo e o grau da perda auditiva.
Este procedimento deve ser realizado por fonoaudiólogo ou médico otorrinolaringologista.
Audiometria com reforço Visual
Nos bebês acima de 6 meses a 2 anos e meio é possível avaliar a acuidade auditiva por meio da audiometria com reforço visual. Procedimento simples de rápida execução, indolor sem demais riscos para o bebê. Este procedimento é realizado dentro da cabina acústica sendo oferecido ao bebê estímulo sonoro por meio de caixas acústicas e estimulo visual lúdico. A resposta de procura do estímulo sonoro do bebê é reforçada com o estímulo visual.
Assim é possível medir o nível mínimo de resposta auditiva do bebê para tons puros e também a atenção e ou reconhecimento para os sons da fala.
Este procedimento deve ser realizado por fonoaudiólogo especialista em audiologia infantil